Em 2024furtune tigre, o Banco Central voltou a estourar a meta de inflação e descumpriu o objetivo perseguido pela terceira vez desde que a autonomia formal entrou em vigor, em 2021.
O desempenho também colocou Roberto Campos Neto, cujo mandato terminou em 31 de dezembro, como o presidente do BC que mais vezes falhou no controle da inflação. Na chefia da instituição entre 2019 e 2024, ele viu o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechar o ano acima do limite superior da meta em 2021, 2022 e 2024.
"No pós-pandemia, não tem um BC no mundo que cumpriu meta", afirmou Campos Neto em entrevista à Folha, em novembro, ao ser questionado sobre o assunto. "Precisamos agora passar uma mensagem que, passado o período da pandemia, a gente precisa, sim, fazer convergir [a inflação à meta]", acrescentou.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação oficial do país fechou 2024 com alta acumulada de 4,83% –acima do limite superior da meta.
No ano passado, o alvo central definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) era 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. A meta seria considerada cumprida quando oscilasse entre 1,5% (piso) e 4,5% (teto).
Desde a criação do sistema de metas para a inflação no Brasil, em 1999, o BC já descumpriu o alvo oito vezes, sendo três na gestão de Campos Neto.
Em 2022, a inflação fechou o ano com alta acumulada de 5,79% –acima do limite superior do alvo (5%). Como justificativa, Campos Neto elencou, entre outros fatores, a retomada na demanda de serviços e no emprego após a reabertura da economia e a elevação dos preços de commodities, em especial do petróleo.
Ele citou também a inflação herdada do ano anterior. Em 2021, o país registrou IPCA de 10,06% –maior alta desde 2015 (10,67%). Na ocasião, o chefe da autarquia disse que a inflação de dois dígitos era culpa do fenômeno global em meio à pandemia de Covid.
O antecessor de Campos Neto, Ilan Goldfajn, teve de se justificar por ter deixado a inflação ficar ligeiramente inferior ao limite mínimo estabelecido para o objetivo de 2017.
Nos casos referentes aos anos de 2015, 2003, 2002 e 2001, foi excedido o limite superior da meta de inflação. Entre as diversas causas, estavam a desvalorização do real, a crise de confiança de investidores, a crise global e o realinhamento de preços.
A meta de inflação serve para balizar as expectativas do mercado financeiro e foi reduzida nos últimos anos a partir de uma decisão tomada pelo governo Michel Temer em 2017.
Até então, o alvo era de 4,5% ao ano, com margem de tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou menos. Em 2019, o objetivo central começou a cair em 0,25 ponto percentual ao ano até chegar aos 3%, em alinhamento com outras economias emergentes.
Nesta sexta-feira (10), o BC publicará uma nova carta aberta ao ministro Fernando Haddad (Fazenda), dessa vez assinada pelo atual presidente, Gabriel Galípolo, explicando os motivos que levaram ao descumprimento da meta de inflação na gestão de seu antecessor.
META DE INFLAÇÃO TERÁ NOVA SISTEMÁTICA EM 2025A partir deste ano, passará a valer uma nova sistemática para a meta de inflação e a autoridade monetária buscará o alvo central de 3% sem se vincular ao chamado ano-calendário, ou seja, ao período de janeiro a dezembro.
O novo modelo prevê que a meta será considerada descumprida quando a inflação, medida pela variação de preços acumulada em 12 meses, ficar por seis meses seguidos fora do intervalo de tolerância.
No último relatório trimestral de inflação, publicado em dezembro, o BC afirmou que o IPCA seguirá acima do limite do intervalo de tolerância até o terceiro trimestre de 2025, nas projeções de seu cenário de referência, entrando depois em trajetória de declínio.
Se a estimativa do próprio BC se confirmar, Galípolo deverá prestar contas novamente já em meados do ano. Na carta, ele deverá fazer uma descrição detalhada das causas do descumprimento, as medidas necessárias para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo esperado para que essas medidas produzam efeito.
ZA9BET - Aposta Legal e Segura | ZA9BET - Site...benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
jogo do tigrebenefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Banco Central inflação juros Roberto Campos Neto sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/01/bc-descumpre-meta-de-inflacao-tres-vezes-desde-inicio-da-autonomia-formal-em-2021.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercadoClick to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo
Atacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos
Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes
Cinco anos de ações e trabalho em Maceió
Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe
Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher
Tira-dúvidas: 10 respostas sobre Previdência Privada
Logística reversa permite descarte sustentável de eletrodomésticos
Igreja Maranata realiza evento para 1 bilhão de pessoas
Prêmio PAR reconhece as 8 cidades paulistas com melhores desempenhos na alfabetização
Revo e Terminal BTG Pactual: Parceria que Transforma a Experiência de Viagem no GRU
Transparência melhora qualidade dos hospitais e empodera pacientes
Friboi é eleita pelo 4º ano a marca de carnes mais lembrada do Brasil
Confiabilidade e saques rápidos via Pix na ZA9BET. Aposte sem preocupações. ZA9BET garante segurança e saques rápidos via Pix. Apostas com confiança. Regulamentada e segura. Confiança garantida.Medicina da Unicid oferece aprendizado prático desde o início
Mulher do ano Shopee reconhece e premia empreendedoras brasileiras do marketplace
Rede D'Or contrata Tiago Machuca, brasileiro líder em cirurgia torácica nos EUA
Série mostra papel do BNDES na transição energética; veja o 1º vídeo
Incontinência urinária masculina ainda é tabu
Brasil retoma protagonismo na discussão do clima na COP29
Estratégia da Cadastra faz vendas de personal care da Suzano cresceram 4 dígitos na Amazon
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aliança entre Bolsonaro e Tarcísio tem divergências e será testada até 2026Governador de São Paulo e ex-presidente divergiram algumas vezes em estratégia política em 2024
10.jan.2025 às 23h08Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aécio confirma conversas sobre fusão, mas diz que PSDB não será cooptadoHaveria ofensiva de PSD sobre tucanos ao mesmo tempo em que partido conversa com MDB, Solidariedade e Podemos
10.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
ONU e Nasa confirmam 2024 como ano mais quente da históriaInstituições científicas com diferentes metodologias são unânimes na conclusão do recorde de calor
10.jan.2025 às 16h21Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by fortune tiger link mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024